Publication Types:

Polícia e Polícias em Portugal: Perspetivas Históricas.

Book
Susana Durão, Gonçalo Rocha Gonçalves (eds.)
Lisboa, Editora Mundos Sociais, 183pp.
Publication year: 2017

Resumo

Este livro reúne um conjunto de contributos sobre a história da polícia e do policiamento em Portugal nos últimos dois séculos e meio. Nos diversos capítulos conseguimos deslindar as múltiplas texturas das interações e relacionamentos entre polícias e cidadãos. Os autores apresentam um amplo e variado leque de propostas temáticas e analíticas: as várias “formas da polícia”; a composição social das forças policiais e sua distribuição pelo território; as classificações e controlo de grupos como os “criminosos”, os “fadistas” e os manifestantes que tomaram as ruas durante a Primeira República. As políticas de segurança pública, os quotidianos de trabalho e controlo policial, bem como as memórias e representações culturais engendradas em torno da polícia e dos seus agentes, surgem detalhadamente analisadas neste livro. O objetivo da obra é dar conta dos estudos que nos últimos anos têm tomado direta ou indiretamente a polícia como objeto de estudo e, simultaneamente, lançar as bases para investigações futuras.

Esquadra de Polícia

Esquadra de Polícia

Book
Susana Durão
Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa, 113 pp.
Publication year: 2016

Resumo

Esquadra de polícia é um retrato de uma força de segurança urbana mas é, também, a ilustração de um país onde, no que diz respeito ao policiamento, a democracia se foi instalando aos poucos. O livro traduz, nos aspectos mais sensíveis da vida quotidiana e das relações humanas, as estratégias e tácticas desta instituição, dos polícias nos bastidores de uma esquadra e nas ruas e vidas dos agentes, passando pelas tramas do difícil policiamento de um crime público, como é o da violência doméstica. O livro termina com uma questão: “Que futuro estará reservado às esquadras”?

Polícia, Segurança e Ordem Pública. Perspectivas portuguesas e brasileiras.

Book
Susana Durão, Marcio Darck (orgs.)
Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. pp. 309.
Publication year: 2012

Resumo

Do que falamos quando falamos de policiamento? De ordem e segurança, mas também de responsabilidade e cidadania, de planos de acção e relações de poder expressos em quotidianos vividos e narrados. Falamos inevitavelmente de países e sociedades. A literatura sobre temas policiais tem estado muito marcada por modelos e problemas que surgem a partir de contextos anglo-saxónicos. Sabemos ainda muito pouco acerca do que se passa em países de língua portuguesa. Esta coletânea é um passo no sentido do alargamento a novas mundivisões e desenlaces do problema da segurança pública e do policiamento em Portugal e no Brasil contemporâneos. Para tal foram convidados a participar alguns dos pesquisadores que, de ângulos e disciplinas muito diferentes, mais têm refletido e escrito sobre o assunto. Ao partilharem um passado colonial, uma história de ditaduras longas, a reconversão complexa das polícias nacionais e o enfrentamento de uma certa indiferença/desconfiança coletiva face à autoridade policial, os estudos portugueses e brasileiros podem abrir novos caminhos à reflexão neste domínio das ciências sociais, políticas e criminológicas.

Patrulha e Proximidade. Uma Etnografia da Polícia em Lisboa.

Book
Susana Durão
Coimbra/São Paulo, ed. Almedina, prefácio de Manuela Ivone Cunha e posfácio de João Vieira da Cunha, 564 pp.
Publication year: 2008

Resumo

O que fazem os polícias? Como classificam os meios sociais e as pessoas com que se cruzam? Como são organizados os seus serviços, o seu trabalho? Que carreiras projetam? Que situações enfrentam na instituição e nos seus quotidianos? O livro que vão ler responde a estas e muitas outras perguntas. Pela primeira vez entramos diretamente no coração da atividade dos polícias de segurança pública em Portugal.

Oficinas e Tipógrafos. Cultura e Quotidianos de Trabalho.

Book
Susana Durão
Lisboa, Publicações Dom Quixote, Colecção Portugal de Perto (dirigida por Joaquim Pais de Brito), 351 pp.
Publication year: 2003